Olá, como podemos te ajudar?
(11) 94294-2192      contato@genyomalhas.com.br                               VENDAS ACIMA 5 KG POR COR

As diferenças entre malha sintética, natural e mista

Os tecidos podem ser feitos com fibras naturais (algodão, linho, lã e seda), sintéticas ou artificiais (poliamida, poliéster, acrílico, elastano, nylon, lycra e viscose). Ou ainda, serem mistas (algodão e poliéster ou piquet 50% algodão, 50% poliéster).

Antes de mais nada, vamos explicar o porquê dessa diferenciação dos tecidos.

Os tecidos naturais, considerados básicos e clássicos, são produzidos a partir de fibras naturais e possuem três origens distintas: a animal como a lã e a seda; vegetal, como o linho e o algodão; mineral, como amianto.

Já os tecidos sintéticos, são produzidos pelo homem usando como matérias-primas produtos químicos, da indústria petroquímica, como por exemplo: o plástico, poliéster, poliamida, acrílico, entre outros. Da mesma forma, os tecidos artificiais são parecidos com os sintéticos. A diferença está que esses tecidos são feitos a partir de “fibras celulósicas” ou “fibras proteínicas”, tais como acetatos e viscose. Essas fibras vêm geralmente do milho e óleos vegetais.

E os tecidos mistos utilizam os dois materiais e um compensa o lado negativo do outro, o tecido apenas com o poliéster esquenta mais. Já um tecido com apenas algodão tende encolher e entortar. O processo de desbotamento também acontece mais lentamente por causa do poliéster na composição. Dessa forma, o fio sintético dá à roupa mais resistência e retarda o processo de encolhimento. Já o algodão deixa a peça mais confortável e fresca.

Tecidos Naturais

Vantagens

A principal vantagem dos tecidos produzidos com fibras naturais é o conforto que permite um toque agradável à pele. Além disso, são elegantes e como consequência, são considerados tecidos nobres.

– Peças que têm maior quantidade de fibras naturais são mais frescas.

Desvantagens

Amassam com mais facilidade. Em alguns casos precisam ser lavadas à mão, podendo desbotar com o tempo.

Tecidos Sintéticos/Artificiais

Vantagens

São tecidos resistentes, não amassam com facilidade e têm secagem rápida. Proporcionam as peças um toque sedoso e retém bem as cores − ou seja, desbotam pouco.

Desvantagens

Por não absorverem a transpiração, podem deixar aquele cheiro desagradável nas peças. Queimam com facilidade e, por isso, devem ser passadas a ferro a baixas temperaturas e sem vapor.

Tecidos Sintéticos/Artificiais

Vantagens

Malha com toque leve, ótimo custo benefício e super prática,  não é necessário passar dependendo da forma que for lavada.

Desvantagens

Podem encolher por conter na composição o fio natural, o que não depende da qualidade da malha, pois é uma característica do fio. Por conter poliéster na composição, pode esquentar.

E para conhecer os tipos de malha e tecidos que trabalhamos na Genyo, entre em contato neste link.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

EnglishPortugueseSpanish