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Veja dicas para deixar sua confecção preparada para o Natal

Natal é uma ótima época para confecções têxteis

Estamos chegando no último mês do ano, a época mais aguardada pelo varejo de moda. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) mostra que a aproximação do Natal tem resultado de aumento de vendas para o varejo e isso é ótimo para a sua confecção. Cerca de 67% dos respondentes reportaram que o desempenho em novembro foi melhor nas lojas físicas em relação a outubro. Do total de associados, 25% consideraram o resultado igual e 8% registram piora no comparativo.

A pesquisa cita que roupas, calçados e acessórios estão no topo dos itens mais procurados pelos consumidores para este Natal. Esses resultados confirmam a expectativa de consumo nas lojas físicas, principalmente em shoppings e lojas de rua.

Mas, com tanta expectativa, as lojas precisam contar com fornecedores. Por isso, queremos saber: a sua confecção está preparada para atender as demandas dos lojistas para este Natal?

Para você responder isso, reunimos algumas dicas que todo fornecedor precisa saber para garantir boas vendas ainda em 2021. Confira abaixo.

Você fez um bom planejamento para a produção da sua confecção para este Natal?

Se você está lendo esse post, a probabilidade de você não ter se planejado é grande. Um bom planejamento é essencial para alcançar os resultados que você deseja e não frustrar os clientes, os colaboradores e até a si próprio. Mas, não se preocupe: ainda dá para aproveitar as dicas.

  • Anote tudo que deu certo e o que deu errado no Natal passado. Como foi um Natal estranho por conta da pandemia, anote os resultados de 2019 também.
  • Quais foram seus desafios e quais foram suas conquistas?
  • Estude as expectativas de especialistas no mercado e defina seu objetivo de vendas.

Com isso em mãos comece a traçar tudo que você precisa fazer para alcançar suas metas.

 

Preparando o estoque para os seus clientes

Provavelmente os seus clientes já se abasteceram para vender em dezembro, mas, em tempos de pandemia, muitos foram cautelosos e compraram o mínimo possível. Enquanto muitas confecções já estão desacelerando com a chegada do fim ano, você precisa estar preparado (a) para lojistas que venderem todas as suas peças devido ao aumento de vendas sentido nos últimos meses. Então, faça um levantamento de estoque para produzir mais peças do que o necessário. É importante verificar o que já possui em estoque e aproveitar o momento para fazer promoções com itens que estão “encalhados” a muito tempo para levantar caixa.

Aproveite a internet para alcançar mais lojistas

As vendas online cresceram exponencialmente nessa pandemia e muitos perceberam este prático e ágil modo de pesquisar e comprar.

Para atingir mais clientes, abuse das redes sociais, WhatsApp e site para mostrar seus produtos. Lembrando sempre que vídeos tem um potencial muito grande de atrair a atenção, então gravar pequenos vídeos dos itens de grande saída é uma boa tática.

Também use essas plataformas para oferecer opções de atendimento com retirada na sua confecção e até serviço de delivery, dando mais comodidade aos seus clientes.

Como está o atendimento da sua confecção para este Natal?

Independente da época do ano, o atendimento é sempre o foco em uma empresa. Mas, no Natal, a demanda pode ser grande. Então, para não sobrecarregar os vendedores, realize treinamentos sobre atendimento e prepare a sua mão de obra para lidar com situações que podem surgir nesta época do ano. Se a equipe da casa não atender a demanda, contrate temporários para que os colaboradores e clientes consigam alcançar seus objetivos: a venda e a compra, respectivamente.

Divulgue seu trabalho

Aumente a quantidade de mercadorias à mostra, seja online ou pelos catálogos. Quanto mais itens expostos, maior a atração do interesse dos clientes, principalmente aqueles lojistas que foram pegos de surpresa nesta época de Natal.

Se achar que é viável, monte pacotes promocionais, oferecendo vários itens por um preço. Assim, você seu faturamento tende a aumentar.

Cadastre seus clientes

Aproveite o maior fluxo de clientes para pegar os contatos deles e montar um banco de dados que pode ser utilizado durante todo o ano.

Assim, você conhece melhor os seus clientes e cria um relacionamento com eles. Isso ajuda muito a deixar os lojistas leais à sua confecção.

Forneça variedade

Suas ofertas de produto também precisam ser variadas. Mesmo que o foco da sua confecção seja de uniformes escolares, forneça uniformes do máximo das escolas da região possível. Produza a mais os mais desejados, mas tenha em vista e de fácil acesso produtos dos mais variados gostos e possibilidades.

Tenha metas e bonificação para a equipe

Se você ainda não faz isso, implemente na sua confecção para este Natal. Mostre aos colaboradores que eles também lucram enquanto a empresa lucra e incentive o espírito de competição. Essa é uma ótima maneira de motivar a equipe e garantir a todos um fim de ano mais feliz para o time e seus familiares.

Tenha um plano B

Nem sempre as coisas saem como o planejado. A pandemia nos mostrou isso da maneira mais cruel possível. Considere todos os cenários possíveis e pense em soluções para eventuais problemas. Assim, você não será pego de surpresa, caso algo dê errado.

Fique de olho na concorrência

Sempre batemos nessa tecla e, aqui, não será diferente. Analisar a concorrência é excelente para acompanhar o que tem de novo no seu segmento, o que está funcionando para eles e o que não está. Saiba o que os seus principais concorrentes estão fazendo para não ser surpreendido na última hora por publicidades ou promoções que você não viu. Programe-se e visite periodicamente o site deles. São pequenos detalhes que fazem a diferença, e alguma coisa pode escapar da sua vista, seu concorrente pode sair na frente.

Mas, cuidado com as estratégias para bater de frente com seus concorrentes. Muitas vezes queremos ganhar nas vendas ou nos clientes, mas no fim, saímos no prejuízo. Por isso, foque em fazer um bom trabalho para conquistar seus clientes com produtos de qualidade e atendimento excelente.

Conclusão

Com planejamento e disciplina, as suas vendas de Natal podem ser muito melhores do que os anos anteriores. Esperamos que essas dicas sejam úteis para preparar a sua confecção e aproveitar melhor as vantagens dessa época tão importante para o comércio, como o Natal.

Se precisa renovar seu estoque de tecidos para este mês, fale com a gente por aqui.

 

Foto: Keagan Henman | Unsplash

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