Após um significativo período de recessão, o mercado têxtil brasileiro vem crescendo desde 2017. Esse crescimento gera um aumento na demanda, e com isso as empresas desse setor devem estar atentas para atenderem a essa demanda. Aliás, esse post é um convite à reflexão sobre o excesso de demanda X a produção têxtil.
Elencamos alguns pontos que os gestores das empresas do setor têxtil que buscam estabilidade e aumento de lucratividade devem ficar atentos. São eles:
Treinar sempre o time de colaboradores. É fundamental ter um time motivado e consciente das variáveis do mercado que a empresa está inserida.
Investir em tecnologia. A tecnologia hoje é uma aliada, seja no controle da produção ou na otimização dos processos. Existem softwares, inclusive, para auxiliar no gerenciamento da produção.
Gerenciar a produção com o objetivo de economizar custos e elevar os lucros. Nesse sentido, um bom gerenciamento do estoque com organização e conhecimento sobre o mercado e os clientes.
Estar atento ao controle de qualidade. E isso, desde a matéria-prima até o produto final. Desse modo, manter o padrão de acabamento de cada peça é fundamental também para quem busca excelência no que vende.
Desenvolver padrões para produção, inclusive, para alcançar o controle de qualidade. Os padrões devem envolver todos os processos e colaboradores da empresa. Buscando com isso, inclusive, ganho na produtividade.
Exportar produtos tanto para outras cidades ou estados, e até mesmo países. Mas para isso é preciso estar atento a legislação referente a exportação.
Cuidar da comunicação e marketing da empresa. Ou seja, não ignorar as novas formas de comunicação é muito importante para quem quer acompanhar as novidades e conquistar novos clientes.
Fonte: https://fcem.com.br/noticias/como-lidar-com-a-demanda-em-excesso-na-producao-textil/