Olá, como podemos te ajudar?
(11) 94294-2192      contato@genyomalhas.com.br                               VENDAS APENAS ACIMA DE 15 KG

Tecido de helanca: saiba mais sobre esse tecido

Conheça tudo sobre o tecido de helanca

A helanca é uma malha muito conhecida no mercado têxtil. Isso porque ela é versátil, sendo utilizada em modalidades específicas de vestuário! Ela é bastante procurada para a confecção de roupas casuais, uniformes e linha esportiva. Hoje daremos mais detalhes sobre essa malha, que vem ganhando cada vez mais mercado no setor têxtil. Continue a leitura para saber mais!

O que é helanca?

A malha de helanca tem fios entrelaçados sobrepostos. Esse detalhe determina a estrutura oferecida pelo tecido e para quais confecções ele acaba sendo mais indicado.

O tecido oferece mais praticidade, durabilidade, com um custo acessível. Ele pode ser composto por poliéster ou poliamida, uma composição consideravelmente mais desenvolta do que o cetim e o elastano.

A helanca é conhecida por sua versatilidade também pela maleabilidade junto ao corpo da pessoa, por ser um tecido mais elástico. Além disso, por ser um tecido fino, com boa resistência mecânica e ao atrito, a helanca é durável, de fácil lavagem e não necessita ser passado: mesmo quando amassado, ela volta rapidamente ao estado original.

A vantagem de a helanca ser um tecido fino, é que ela não machuca a pele quando está em contato com a mesma e ainda resiste bem ao atrito diário. Isso faz com que as peças produzidas com este material apresentem uma boa durabilidade.

Outra vantagem importante é que, além de ser fácil de identificar em relação aos outros tecidos, ela suporta facilmente a aplicação de tinturas.

Ótima para forros

Muitas pessoas não valorizam o forro, mas ele implica diretamente no acabamento, estrutura e caimento de uma peça de roupa. Sem ele, talvez aquele vestido de festa não tivesse o caimento tão perfeito assim. A helanca é utilizada na confecção de forro para vários tipos de peças: sua elasticidade proporciona maior conforto e casualidade, uma vez que ela evita aquelas marquinhas indesejadas, tanto do corpo, quanto das dobras do forro.

Então, entender a importância da helanca para o forro é essencial para pensar na peça final, mesmo que ela não esteja visível no visual.

História da helanca

A história desse tecido tem algumas versões. Uma delas é de que a helanca já era utilizada desde 1000 a.C. Outra versão, mais conhecida, é de que a utilização dessa malha na indústria têxtil tem seu início a partir da metade do século passado.

Uma curiosidade é que o nome helanca foi criado por seus desenvolvedores, a empresa norte-americana Heberlein & Co. Como é um tecido prático e resistente, outras fabricantes passaram a fazê-la também, utilizando o mesmo nome.

Quais roupas podem ser produzidas com malha helanca?

Desde o seu desenvolvimento, a helanca conquistou espaço principalmente no ramo da confecção, sendo utilizada na produção de peças de roupas como:

  • Roupas casuais: como peças mais justas ao corpo, levemente formais e do dia a dia, como blusinhas, pijamas, vestidos e uniformes.
  • Roupas festivas: para forros de vestidos longos, curtos, justos ou mais largos.
  • Roupas de praia ou piscina: biquíni, maiô, sunga, calção e até mesmo alguns modelos de saída de praia.
  • Roupas esportivas: top, legging, bermuda, short, saia, short-saia, vestido e a maioria das roupas esportivas são feitas de helanca, por ser um tecido leve e confortável.
  • Roupas para dança: o tecido também pode ser utilizado para a produção de uniformes ou figurinos de dança, como o balé, e até mesmo calças de capoeira.

Utiliza muito o tecido de helanca na sua confecção? Então não fique sem estoque desse tipo de tecido! Entre em contato conosco e adquira os melhores tecidos para confecção agora mesmo. Você também pode ficar por dentro do que acontece nesse setor, seguindo a gente no Instagram e no Facebook. Siga a gente por lá!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

EnglishPortugueseSpanish