Nesse post vamos falar sobre 4 inovações tecnológicas que irão influenciar o setor têxtil. Ou seja, inovações que irão proporcionar aos tecidos, novas possibilidades. São elas:
1. Tecidos repelentes
Tecidos com acabamento de repelente que protegem a pessoa que o utiliza da aproximação de insetos já é uma realidade. Possui eficácia comprovada e os produtores afirmam que esse acabamento não compromete o conforto, qualidade e tingimento do tecido, já que esse produto não passa do tecido para a pele.
Esses tecidos possuem um limite de lavagens para garantir a eficácia de sua função repelente.
2. Tecidos com proteção ultravioleta
Tecidos com acabamento que protege de radiação ultravioleta já não é mais uma novidade, mas com o avanço dessa tecnologia, o custo para a fabricação desse tecido está cada vez mais acessível. A radiação ultravioleta é a responsável pelos danos à nossa saúde causados pela exposição ao Sol.
A nossa atmosfera filtra a maior parte da radiação ultravioleta através da camada de ozônio, entretanto, cada vez uma parte maior passa pela camada devido aos buracos existentes. E essas radiações incidem diretamente na nossa pele, causando queimaduras e doenças. Daí a importância dos tecidos com proteção ultravioleta atualmente.
Assim, os tecidos com essa tecnologia oferecem proteção solar para a pele, bloqueando até 98% a entrada dos raios UVA e UVB. Essa proteção não sai na lavagem das peças de roupas.
3. Tecidos que mudam de cor
Um tecido capaz de mudar de cor conforme a vontade ou as condições do ambiente em que a pessoa se encontra. Ou ainda, um tecido capaz de baixar estampas via aplicativos, essa é uma tecnologia que está em fase de concepção.
Fabricar tecidos inteligentes que mudam de cor e estampa é um grande desafio tecnológico. Temos alguns protótipos, os pigmentos termocrômicos ainda mudam de cor de maneira lenta, mas certamente num futuro próximo teremos tecidos em que essa mudança acontecerá instantaneamente. Acredita-se, portanto, que futuramente o tecido possibilitará que nossas roupas mudem de cor dependendo do nosso humor ou necessidade.
4. Tecidos com barreiras para líquidos e tecidos com autorreparação
Um tecido com barreira para líquidos, ou seja, repelente é finalizado com um tratamento através da nanotecnologia desenvolvida para aumentar o ângulo de contato da água com a superfície, dificultando assim, que as gotículas de água penetrem nas fibras têxteis. O bacana é que essa tecnologia dificulta também a absorção de sujeira e outros líquidos, evitando manchas.
Um tecido com autorreparação ainda é novidade. Existem pesquisas que estão estudando a criação de tecidos que serão capazes de se regenerar. A ideia é que isso seja através de uma tela com revestimento que volta a se fundir quando colocada a uma temperatura muito baixa, facilitando que uma abertura se feche de novo, após o tecido ter sido modificado.
Esses itens que apresentamos nos mostram como o setor está em constante transformação. Destacamos, portanto, a importância dos gestores sempre irem em busca de atualizações sobre as inovações tecnológicas para assim, poder inserí-las da melhor forma possível aos seus consumidores.
Fonte: https://fcem.com.br/noticias/inovacoes-tecnologicas-que-mudarao-a-industria-da-moda/