Olá, como podemos te ajudar?
(11) 94294-2192      contato@genyomalhas.com.br                               VENDAS APENAS ACIMA DE 15 KG

Os principais tipos de fio na indústria têxtil

Podemos entender que o fio é  um agrupamento de filamentos (fibras lineares) e esses formam uma linha contínua com características têxteis que definirão se o tecido possui boa resistência, ou seja, qual é a sua durabilidade. A classificação dos tipos de fios usados na criação de tecidos e malhas varia de acordo as combinações dessas fibras, seu comprimento, título e torções.

Os fios se caracterizam, portanto, por sua regularidade, peso e dimensão, sendo que esses dois últimos aspectos estabelecem o seu nome. Além disso, os fios são classificados de acordo com suas propriedades físicas e características funcionais. Por causa da grande diversidade de fios comercializados se fez necessário classificá-los. E nesse post veremos os principais tipos que você encontra nos tecidos comercializados na Genyo. São eles:

Fio penteado

O fio penteado é caracterizado por sua durabilidade e maciez. Ele recebe esse nome por causa do processo que penteia os seus filamentos. Esse processo elimina as impurezas do tecido, tornando-o mais bonito. Assim, esse fio é muito indicado para quem procura por uma opção de tecido mais macio.

Fio cardado

O fio cardado tem os fios mais grossos que o penteado, já que é obtido por meio do processo no qual as fibras passadas pela carda se transformam em fio.

Monofilamento e multifilamentos

O monofilamento é quando o fio apresenta somente um filamento de espessura capilar, normalmente de poliamida. Além disso, o fio serve para efetuar costura invisível. E os multifilamentos são brilhantes e lisos e, portanto, são utilizados na fabricação de tecidos. Porém, seu toque e o aspecto são essencialmente plásticos e por isso, o tecido cola-se rapidamente ao corpo por causa do suor, visto que ele não é absorvido pela roupa e pela eletricidade elástica que esses materiais tendem a concentrar.

Fio elastano

O fio de elastano foi criado para ser o substituto e concorrente da borracha. O elastano é um filamento sintético derivado do petróleo, extremamente elástico.

O elastano possui alta capacidade de alongamento e recuperação, mesmo após um longo tempo de uso da peça o tecido consegue recuperar seu formato e tamanho original. Outra característica do elastano é sua maior resistência à oxidação, à transpiração, à água do mar, aos cosméticos e à luz do sol.

É uma preocupação constante da Genyo, controlar a qualidade dos fios que irão produzir suas malhas e tecidos. Esse é o nosso compromisso com nossos clientes.

Fonte: https://fcem.com.br/noticias/fique-por-dentro-dos-principais-tipos-de-fios-da-industria-textil/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

EnglishPortugueseSpanish