Olá, como podemos te ajudar?
(11) 94294-2192      contato@genyomalhas.com.br                               VENDAS APENAS ACIMA DE 15 KG

Prensagem: conheça sua importância no processo de acabamento na indústria têxtil

prensagem na confecção

A prensagem é um importante processo de acabamento na indústria de vestuário. Nelas, há uma seção separada para engomar as peças. Geralmente é feito por placas aquecidas e ferros elétricos em condições úmidas de roupas. Neste post falaremos da importância da prensagem para o acabamento de tecidos e peças na confecção. Confira!

O que é prensagem?

A prensagem nada mais é do que o processo pelo qual rugas e vincos indesejados são removidos das roupas, melhorando a aparência das roupas. Esse processo influencia a aparência final da peça, deixando-a mais bonita e resistente.

As máquinas de acabamento e prensagem contornam os painéis de vestuário semiacabados, bem como as roupas acabadas, trazendo as fibras do tecido para um estado elástico e, em seguida, deformando-as e fixando-as. Também é conhecido como engomar.

Processo de prensagem na indústria de vestuário

Para obter uma boa qualidade de prensagem, existem quatro processos básicos que precisam ser controlados para atingir o desempenho ideal do tecido:

  • calor
  • umidade
  • pressão
  • resfriamento a vácuo

A importância de cada parâmetro é discutida abaixo:

1. Calor

O calor é necessário na maioria das operações de prensagem para permitir que as fibras amoleçam e, assim, definam o formato da roupa. A seleção ideal da temperatura é de extrema importância no processo, pois um ajuste incorreto da temperatura pode causar danos às fibras e fios.

2. Umidade

A umidade é introduzida pelo uso de vapor, que em diferentes pressões tem diferentes níveis de umidade: quanto maior a pressão do vapor, menos úmido ele é.

A presença de umidade é necessária para auxiliar a fibra a inchar e, assim, estabilizar o formato. Diferentes fibras requerem diferentes quantidades de umidade. Por exemplo: fibras naturais, como algodão e lã, e fibras de celulose regeneradas, como viscose de bambu e viscose rayon, precisam de mais umidade no vapor e, portanto, as mesas de vapor são geralmente preferidas. Por outro lado, as fibras sintéticas necessitam de calor para promover o inchaço e relaxar a estrutura. A umidade excessiva pode encolher o tecido e desbotar.

3. Pressão

A pressão é aplicada à roupa durante a prensagem para proporcionar uma boa retenção e permanência do vinco. Mas a pressão excessiva pode resultar em distorção da roupa ou do vinco.

4. Vácuo

O vácuo é aplicado no fim da operação de prensagem. Isso puxa o ar frio da roupa, reduz sua temperatura, diminui o teor de umidade e aumenta a retenção do formato. Esse processo é especialmente importante para roupas de lã e suas variações e misturas de algodão e viscose com fibras sintéticas, como poliéster e nylon.

Classificação da prensagem:

Os processos básicos envolvidos na prensagem podem ser divididos em dois grupos:

1. Sob prensagem

É a operação de prensagem realizada nos componentes do vestuário à medida que são confeccionados.

2. Prensagem superior/Prensagem final

É a operação de acabamento pela qual uma peça de roupa passa após ser completamente montada.

Em cada grupo tem muitos processos também para dar qualidade ao tecido e ao design da peça.

Objetivos do processo de prensagem na indústria de vestuário

O principal objetivo da prensagem é melhorar a aparência externa das peças de vestuário. Mas há outros objetivos importantes, que incluem:

1. Remoção de vincos e vincos indesejados

Durante a fabricação de roupas, o vinco ocorre nas roupas devido ao manuseio do operador e para amarrar as roupas firmemente nas caixas.

2. Ocultar imperfeições

A prensagem pode ocultar muitas imperfeições e falhas da roupa, como costura enrugada.

3. Para aplicar vincos quando necessário

Quando é preciso aplicar alguns vincos permanentes nas roupas, como pregas em camisas, temos que aplicar vincos ou dobras com a prensagem. Ela pode ser feita antes ou depois da costura.

4. Sub prensagem

Para costurar de forma fácil e adequada, é feita a prensagem em algumas partes da roupa antes da costura, o que é chamado de sub prensagem. Ela é feita na fabricação de jaquetas, calças, casacos etc. Este processo também requer prensagem final.

5. Prensagem final

É a prensagem feita antes de embalar as peças. Este processo deixa as roupas brilhantes.

Bons fornecedores é fundamental

De nada adianta seguir todos os processos de prensagem de maneira correta se a matéria-prima não for de qualidade. Aqui na Genyo você encontra tecidos de primeira e o melhor atendimento. Fale com a gente por WhatsApp e conheça toda a nossa gama de produtos e cores! Você também pode acompanhar as novidades que divulgamos em nossas redes sociais:

Até o próximo post!

 

Fonte: Textile Details, agosto de 2022

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*