VENDAS ACIMA DE 5 KG POR COR

3 de março de 2020

Resíduo Têxtil

Resíduo Têxtil

No post de hoje vamos falar sobre como devemos descartar os resíduos têxteis da melhor forma possível. Com o aumento expressivo da indústria têxtil, podemos perceber também um volume maior na geração de resíduos que essa indústria produz.

Os resíduos têxteis consistem em todo material que sobra da produção de tecidos, que não apresentam mais utilidade após determinado processo, seja na hora dos cortes, da costura ou até mesmo ao final da produção, peças que são descartadas por erros de fabricação, como tecidos, linhas e malhas e que geram grandes riscos ao meio ambiente quando eliminados e tratados como lixo comum.

Apesar de ser lei, ainda existem algumas organizações que eliminam seus resíduos têxteis sem procurar as opções sustentáveis. Seguem abaixo algumas dessas opções:

Reutilize o resíduo têxtil

A primeira alternativa é tentar diminuir a quantidade de resíduo têxtil. Porém com o aumento das produções, é inevitável que as empresas não produzam esses resíduos, então a proposta é de instruir as instituições a reutilizá-los dentro do próprio processo de produção, elaborando assim, uma linha de produtos alternativos com as sobras dos tecidos.

Vale ressaltar que diversas organizações que já fazem uso dessa alternativa conseguem a mesma rentabilidade, ou até mais, que um produto original.

Doe para instituições

Outra possibilidade  sustentável de eliminação dos resíduos têxteis são as doações para outras instituições, como as ONGs.

Algumas ONGs utilizam retalhos para confeccionar artesanatos como forma de obter renda extra. Várias ONGs se responsabilizam pelo transporte e coleta desses resíduos, o que facilita ainda mais essa alternativa para as empresas. Além disso, a empresa mostra a seus clientes que se preocupa com a preservação da natureza.

Essa é a opção que nós, da Genyo, optamos para designar nossos resíduos têxteis.

Venda para outros mercados

Existe ainda, a alternativa de vender os resíduos para outras empresas que o utilizam em sua fabricação industrial. Existem diversos métodos e processos para essa ação. Geralmente são processados novamente e transformados em fios ou em tecidos.

Algumas indústrias que já fazem essa utilização são:  produção de artigos esportivos que usam retalhos para preencher os sacos de luta; os centros automotivos que usam para limpeza de peças;  os artesãos que fazem aplicação de retalhos em bijuterias, produtos de decoração, obras de arte, entre outros, e ainda pode-se ver o uso em fabricação de estopas, colchões e itens de mobiliário.

Redimensione a produção

Para diminuir a quantidade de resíduos têxteis é importante que as fábricas invistam na contratação e no treinamento da equipe para que a mesma possa calcular os cortes com mais exatidão, utilizar maquinário adequado, padronizar as matérias-primas, aproveitar os moldes disponíveis de maneira a planejar e otimizar toda a produção.

Pratique a sustentabilidade

Existem várias formas de reutilização do que iria para o lixo. De forma criativa e com essas iniciativas, podem ser desenvolvidos produtos que unam: design, moda, tecnologia e sustentabilidade. Sendo assim, elabora-se um método eficiente que ao mesmo tempo promove consumo racional e controlado, e também contribui com o meio ambiente.

Reduza desperdícios

De acordo com a Lei ambiental nº12.305/2010 é considerado crime ambiental ocasionar poluição ou danos à saúde humana, à fauna ou à flora. A eliminação de resíduos têxteis se não descartados corretamente podem causar mudanças climáticas e caso haja incineração dos mesmos, é produzido poluição química causada pelas tinturas e outros químicos, além de efeitos negativos para a saúde humana. A pena para esses crimes vai de 1 a 5 anos podendo haver também aplicação de penalidades civis e administrativas.

Por isso, é muito importante que que a gestão das empresas do setor têxtil promova a coleta seletiva, separando os materiais recicláveis para reutilização sustentável. Dessa forma, as empresas podem aumentar o faturamento, diminuindo os desperdícios e contribuindo com desenvolvimento sustentável do país. Além de manter uma imagem positiva diante de clientes e consumidores.

Fonte: https://fcem.com.br/noticias/residuo-textil-como-combater-ou-reduzir-essa-producao-na-industria/

  • Tags:

Ultimos posts

Genyo Malhas dá dicas para recuperar sua confecção na pandemia
5 de abril de 2021

Conheça 4 dicas para recuperar sua confecção da pandemia

Genyo Malhas dá dicas para deixar sua confecção sustentável e conquistar mais clientes
4 de março de 2021

Como a sua confecção pode ser mais sustentável e ganhar mais clientes

Genyo Malhas fala sobre os eventos no setor têxtil pós-Covid-19
5 de fevereiro de 2021

Como ficam os eventos no setor têxtil pós-pandemia?

Genyo Malhas fala sobre o futuro da moda pós pandemia
4 de janeiro de 2021

Qual é o futuro da moda para a próxima década?