Olá, como podemos te ajudar?
(11) 94294-2192      contato@genyomalhas.com.br                               VENDAS APENAS ACIMA DE 15 KG

Black Friday: conheça sua origem e dicas para aproveitar a data

Black Friday é uma oportunidade para encontrar descontos

Já virou tradição no Brasil: novembro é o mês da Black Friday.

A Black Friday é o dia que inicia a temporada de compras natalinas com diversas promoções em muitas lojas online e físicas. Mas a origem desse evento não é brasileira e, sim, norte-americana. A data acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. O feriado ocorre na quarta quinta-feira do mês de novembro. Então a Black Friday sempre acontece na última sexta-feira de novembro.

O evento é uma mega-ação de vendas do comércio com o objetivo de liquidar os estoques para renová-los para o Natal. Mas, você sabe como surgiu este evento?

 

Origem da Black Friday

Existem várias versões que explicam a origem da Black Friday. Uma das mais aceitas é que ela teria surgido na década de 1960, na Filadélfia. O termo era muito utilizado pelos policiais de lá para se referir ao intenso movimento de carros e compras que tomava conta das ruas da cidade um dia após o feriado de Ação de Graças. O trânsito intenso e o aumento do movimento de consumidores pelas lojas marcava o início da temporada para as compras de Natal.

A Black Friday no Brasil

No Brasil, a Black Friday teve sua primeira edição em 2010, via o comércio eletrônico, ou seja, exclusiva para as lojas online. Em seu primeiro ano foram vendidos R$3 milhões. Em 2020, as vendas ultrapassaram os R$ 5,1 bilhões.

A Black Friday, portanto, impulsiona o consumo e deve trazer resultados ainda mais positivos esse ano.  Para este ano, a ABComm (Associação Brasileira de Comércio) projeta um aumento de vendas em 18,6%. Isso porque as pessoas estão cada vez mais acostumadas a comprar online.

E não apenas no mercado digital e sim, no comércio como um todo, abrangendo também as lojas físicas.

Como comprar com segurança para a Black Friday?

Os golpes são muito comuns no comércio eletrônico e para a Black Friday, as fraudes só aumentam. Se você tem receio de comprar online, te damos algumas dicas para que a sua Black Friday seja proveitosa! Confira-as abaixo:

Consulte o CNPJ da loja

Toda loja virtual precisa ter seu CNPJ no rodapé da página (lá no final do site). Para encontrá-la, vá descendo a página até encontrar o fim. Se não tiver lá, não significa que seja uma loja falsa, mas é bom desconfiar.

Você pode colocar o CNPJ da loja no site da Receita Federal, para ver se ela existe e se a situação dela está regularizada.

Depois, copie o CNPJ da loja e cole no Google para ver o endereço. Copie o endereço e cole no Google Maps. Lá você vai ver se a loja existe.

Mas muitas lojas são pequenas e não têm endereço físico. Use essa dica somente se a loja disser que tem loja física.

Procure a loja nas redes sociais

No site da loja, também há os perfis das redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest etc.

Entre nesses perfis e verifique os comentários. Pessoas que se sentiram lesadas, costuma reclamar nas redes sociais da loja. Desconfie se só tiver elogios de poucas pessoas. Pode ser sinal de que a loja apague os comentários com reclamações. Uma loja séria deixa comentários negativos e responde o cliente dizendo que vai resolver o problema.

Dê um Google

Coloque o nome da loja no Google. Se os primeiros resultados forem só reclamação, é melhor buscar outra loja para comprar. Quando alguém faz alguma reclamação na internet, costuma aparecer na busca do Google.

Pesquise no consumidor.gov.br

O site do governo concentra muitas reclamações de clientes insatisfeitos com o produto ou o serviço prestado pela loja. Você pode analisar o tipo de reclamação que a loja tem e dá para perceber um padrão para descobrir qual é o problema da loja, como atraso de entrega, produto não condiz com o da foto e até mesmo descobrir que a loja é falsa.

Confira a lista do Procon

Você sabia que o Procon tem uma lista de lojas fraudulentas? Aqui você pode conhecer todas que foram registradas pelo órgão.

Confira a url do site

Muitos golpes são feitos mudando algo do site original. Por exemplo: você acha que está na loja da americanas.com.br, mas o golpista criou a url ameriicanas.com.br. Conseguiu perceber a diferença?

A segunda url tem dois i’s. O golpista se aproveita da pressa das pessoas e coloca errinhos que quase não dá para notar. Muitos também copiam a “cara” do site, deixando difícil de perceber a fraude.

Então, fique atendo na url do site. Geralmente, esses sites estão naquelas propagandas das redes sociais, como Facebook e Instagram e divulgam produtos caros com preços muito abaixo do que é encontrado por aí.

Conclusão

A Black Friday é uma época ótima para comprar, mas precisa de um pouco de paciência e um olhar desconfiado para aproveitar da melhor forma possível.

Aproveite outras dicas da Genyo Malhas em nosso blog, onde você encontra não só dicas, como tendências da confecção e do mercado têxtil como um todo.

Mas, se você precisa renovar o estoque da sua confecção, entre em contato conosco para encontrar os melhores tecidos e criar peças de qualidade para os seus clientes.

Genyo Malhas: tradição e qualidade que seu trabalho merece.

 

Foto: Artem Beliaikin | Unsplash

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

EnglishPortugueseSpanish