30 de julho de 2019
Compartilhe

A estamparia é uma função complementar do setor têxtil, porém muito importante. As técnicas mais utilizadas atualmente na estamparia são: sublimação, transfer e serigrafia.

Além disso, na estamparia, existem vários atributos para a tintura, como, por exemplo, corante, pigmento e substrato funcional. Neste post, o foco é o substrato funcional.

“Os substratos funcionais se tratam do uso de resíduos de materiais de origem vegetal para a coloração da estampa. Eles podem ser totalmente puros ou integrados a pigmentos ou corantes, mas originalmente são retirados de plantas tintoriais”.

O substrato funcional é compatível com boa parte dos tecidos, especialmente os que são fabricados em fibras naturais, como o algodão. O eucalipto é muito usado para a empregabilidade dessa técnica, assim como raízes de alimentos como: cúrcuma, índigo, açafrão, entre outros.

A sustentabilidade é o maior diferencial dos substratos nos atributos de estamparia, já que não possui as químicas utilizadas nas outras tinturas. Causando, assim, menos danos à natureza.

E é de extrema importância que todas as empresas assumam responsabilidade social e ambiental, atuando através de um meio de produção que gere baixos impactos ao meio ambiente.

Portanto, a adoção de técnicas alternativas é fundamental. Nesse processo, uma boa iniciativa é exatamente o uso de substrato funcional para a coloração e produção de estampas. Essa iniciativa consegue reduzir consideravelmente os problemas que podem ser causados pelos resíduos de matéria-prima da estampa.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos do mercado têxtil siga a Genyo Malhas também nas redes sociais: facebook e instagram.

Fonte: https://fcem.com.br/noticias/quais-sao-os-substratos-funcionais-para-estamparia/#.XS6P5uhKjIU

Compartilhe
  • Tags:

Ultimos posts

13 de agosto de 2019

O papel da mulher na indústria têxtil no Brasil

6 de agosto de 2019

As vantagens da estamparia digital

30 de julho de 2019

Substratos funcionais para estamparia

23 de julho de 2019

A indústria têxtil brasileira e sua importância