Olá, como podemos te ajudar?
(11) 94294-2192      contato@genyomalhas.com.br                               VENDAS APENAS ACIMA DE 15 KG

QUALIDADE DO ALGODÃO: a importância de manter a umidade sob controle

Umidade do algodão influencia na qualidade

Você sabia que a umidade influencia na qualidade do algodão, desde a safra até o tecido?

O algodão é uma fibra têxtil que muda suas características em função das condições do ambiente. Umidade e temperatura são alguns dos fatores que influenciam bastante na qualidade do algodão. Por isso a umidade e a temperatura precisam ser controladas durante todo o processo.

Caso o ambiente esteja seco e quente, os fios de algodão liberam umidade e se rompem. Mas, caso o ambiente esteja frio e úmido, os fios absorvem a umidade e perdem a consistência mínima. Por isso, a seguir, mostraremos onde há maior controle para a qualidade dos fios. Confira.

1. PEGADA E GANHO DE FIBRAS DE ALGODÃO

O controle adequado da umidade começa durante o período de colheita. Em áreas onde o algodão é colhido com a umidade do orvalho da manhã, o algodão vai pesar mais durante a venda.

O algodão colhido com teor excessivo de umidade também corre o risco de perder qualidade durante as operações de armazenamento.

Depois de introduzido na unidade de descaroçamento, o algodão é submetido à remoção de resíduos que não contenham fiapos, como o lixo. Devido ao alto teor de umidade, a planta de descaroçamento operará de forma ineficiente, aumentando os custos de energia e prejudicando a qualidade da fibra e consequentemente reduzindo o valor econômico da fibra descaroçada.

2. PROCESSAMENTO

Existe o risco de danificar as fibras, mesmo durante o processamento. A prática padrão em toda a indústria têxtil é que os fardos dentro de um depósito sejam abertos e equilibrados antes de serem processados.

O controle adequado das condições ambientais durante o processamento é importante para o processamento eficaz e eficiente da fibra de algodão. À medida que o teor de umidade do algodão diminui, a fibra se torna mais quebradiça e sujeita a danos durante o processamento.

3. TINTURA E ACABAMENTO

O tingimento e o ACABAMENTO podem ser afetados pelo controle insuficiente da umidade da fibra. Mudanças de cor devido ao controle inadequado de umidade em algodão caroço e fiapo descaroçado ainda podem causar variação de tonalidade no tecido final tingido e acabado. Essas diferenças de cor podem não ser notadas até depois do tingimento e acabamento e podem levar a reclamações contra os fornecedores.

 


Agora que já você já sabe a importância de cuidar do nível de umidade do algodão, aproveite para deixar em dia o seu estoque desse tecido. Entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Foto: Marianne Krohn | Unsplash

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

EnglishPortugueseSpanish